Como funciona o seguro-fiança

Como funciona o seguro-fiançaSem fiador na hora de alugar um imóvel, muitas pessoas recorrem ao seguro-fiança. A cada dia que passa essa modalidade se torna mais constante nos contratos de aluguéis, pois além de valer como garantia para as duas partes (inquilino e proprietário), ele assegura o valor do aluguel e cobre todas as obrigações locatícias, como multas, encargos e danos ao imóvel.

O seguro beneficia os dois lados. Oferece mais comodidade ao inquilino e segurança ao proprietário, já que é possível contratar o seguro com cobertura para todos os tipos de locação, não havendo risco de ter prejuízo, afirma Carlos Samuel de Oliveira Freitas, especialista em Direito Imobiliário.

Para contratar o seguro-fiança primeiramente, o consumidor deve procurar uma orientação profissional. Quanto ao valor, em média, fica o preço de um aluguel e meio por ano. A efetivação do contrato acontece após o futuro inquilino apresentar a comprovação de renda mensal, equivalente a quatro vezes o valor mensal do aluguel. Vale lembrar que esta renda pode ser composta por até três moradores da residência.

Outra vantagem do seguro-fiança é que o proprietário do imóvel não precisa depender do desfecho de processos judiciais, se o inquilino deixar de cumprir com as suas obrigações, detalha Freitas.

Já a validade deve ser de um ano e a renovação é obrigatória. Caso o inquilino esteja inadimplente, após o primeiro aluguel em atraso, o dono do imóvel deve acionar a seguradora, em seguida ele receberá o valor pendente em até 30 dias. Enquanto houver atrasos por parte do locatário, a seguradora continuará efetuando o pagamento dos aluguéis.

O seguro ainda pode ser válido durante o todo o prazo do contrato. O locatário pode parcelar o valor desta garantia, relata o especialista.

É importante saber que o seguro-fiança cobre despesas do processo de despejo, os honorários advocatícios e é uma das melhores formas do dono do imóvel receber os aluguéis atrasados mesmo que o inquilino não cumpra com seus deveres.

De acordo com Freitas, as seguradoras estão agregando novos serviços ao seguro-fiança. Atualmente já é possível encontrar a garantia com cobertura para manutenção hidráulica e elétrica e pintura.

Siga @fisgo no Twitter e fique por dentro de todas as notícias do site ou acesse: Fisgo.com.br.

Fontes: Clippingimoveis; focando

Siga o @fisgo no Twitter e fique por dentro de todas as notícias do site ou acesse: Fisgo.com.br.

Este artigo foi publicado em Imóveis, Mercado imobiliário e marcado , , , , , , , , , , , , . Adicione em seus bookmarks o link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>