Carros importados serão até 28% mais caros

Carros importados até 28% mais caros

Carros importados até 28% mais caros

Emplacamentos de carros importados cresceram mais de 87% em 2011 em relação ao ano anterior, porém a partir de fevereiro, os preços dos carros importados podem subir até 28% devido à nova alíquota do IPI. Quem estima é a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva).

Segundo a Abeiva, o mercado dos carros importados em 2011 ultrapassou 23%, enquanto as montadoras instaladas no país atingiram apenas 76% do total de carros importados – o equivalente a 654.363 unidades.

A nova alíquota do IPI traz perspectivas negativas para o setor em 2012. O presidente da Abeiva, José Luiz Gandini, prevê uma queda de 20% nas importações, que resultará também em diminuição das vendas por tornar os preços dos carros importados menos competitivos. “O ano de 2012 será muito difícil”, afirma Gandini.

Deixamos aqui um ponto para debate: será que existiu pressão por parte das montadoras brasileiras para que o governo aumentasse a alíquota dos carros importados? Será?

Siga o @fisgo no Twitter e fique por dentro de todas as notícias do site ou acesse: Fisgo.com.br.

Este artigo foi publicado em Carros, Mercado de carros e marcado , . Adicione em seus bookmarks o link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>