Catmarã PlanetSolar atravessa o mar da China usando a energia do sol

Catmarã PlanetSolar atravessa o mar da China usando a energia do sol

No último dia 15 um catamarã nomeado de PlanetSolar atravessou o mar da China, utilizando apenas a energia solar para se mover. O feito rendeu ao mundo náutico um grande salto para o futuro e a embarcação foi considerada a primeira a realizar essa travessia utilizando essa tecnologia.

Catmarã PlanetSolar atravessa o mar da China usando a energia do sol

O PlanetSolar é um projeto do design Raphael Domjan, que junto com outros profissionais da área, começou a produzi-lo em 2009, mas só em 2010 o catamarã ganhou vida. Apesar do visual requintado, a energia que move a embarcação é captada através dos 1.500 metros quadrados de painéis solares e armazenada nas baterias. Essa tecnologia permite a navegação mesmo sem a insolação direta.

Catmarã PlanetSolar atravessa o mar da China usando a energia do sol

A tripulação formada, por seis pessoas, enfrentou tempestades e moções no trajeto que separa Filipinas de Hong Kong. Apesar de passar por momentos difíceis, o grupo mantém um dos objetivos que é de terminar a volta ao mundo, iniciada em Mônaco no ano passado. A estimativa é que em 2012 a jornada desses grandes guerreiros chegue ao fim, porém o futuro do setor náutico esteja apenas começando.

Siga @fisgo no Twitter e fique por dentro de todas as notícias do site ou acesseFisgo.com.br.

Fontes: Perfil Náutico; A Criação; Julianam Design; Mongorocks; AolNews; Smart Planet; Tecnologia UOL; Charter World; Inhabitah; Charter World; Clean Technica

Siga o @fisgo no Twitter e fique por dentro de todas as notícias do site ou acesse: Fisgo.com.br.

Este artigo foi publicado em Náutica e marcado , . Adicione em seus bookmarks o link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>