Ducati: como tudo começou, as lendárias motocicletas e suas marcas

Série: Como tudo começou, as lendárias motocicletas e suas marcasDando continuidade a nossa série, reservamos o post de hoje para falar da primeira moto de 200 cc da Ducati, a Ducati Elite. Antes da lendária motocicleta viajaremos um pouco na história dessa marca italiana, que foi criada em 1926 em Borgo Panigale – Bologna. A princípio a fábrica atuava no mercado do radialismo, vendendo e produzindo itens para as trasmissões de rádio. Com a chegada da 2º Guerra Mundial, algumas bases da montadora foram destruídas, devido a isso os irmãos Ducati decidiram apostar em outro setor, o mecânico.

Em 1946 o primeiro passo no novo ramo foi apresentado, o motor auxiliar de bicicleta, o Cucciolo, que ficou marcado por salvar a Ducatti de sua extinção. A partir daí a chegada do sucesso foi apenas questão de tempo, em 1952 eles apresentaram a Ducati Cruiser 175 cc, em 1956 o engenheiro Fábio Taglioni se juntou a equipe e começa a produzir motos de alto nível como, a Ducati Tourist, que chegava a 110 km/h, a Ducati Special que atingia 120km/h e a Sport que chegava a 135km/h.

Série: Como tudo começou, as lendárias motocicletas e suas marcas

Ducati Cruiser

Somente em 1958 a Ducati Elite, com 200cc apareceu, a motocicleta foi um marco na vida de Taglioni e na história da marca italiana. Para o engenheiro enfim o sistema desmodrónico que ele estudava desde 1955, entrava em ação e para a montadora, início de uma nova era. Infelizmente a produção da Elite foi encerrada em 1963.

Veja também as outras marcar que já passaram pela série:

A primeira motocicleta

O começo da BMW

A lendária Harley Davidson

Siga @fisgo no Twitter e fique por dentro de todas as notícias do site ou acesse Fisgo.com.br.

Fontes: Moto.com; Scooternet; Moto Clube; Momento Moto;Rodas de Viriato;Bike Exif; Wikipedia; Classic Auctions; Geoff James; Ignition

Siga o @fisgo no Twitter e fique por dentro de todas as notícias do site ou acesse: Fisgo.com.br.

Este artigo foi publicado em Motos e marcado , , , , , , , , , . Adicione em seus bookmarks o link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>