Atenção: placas refletivas serão obrigatórias

Placas refletivas serão obrigadas a partir de 2012.

O ano de 2011 mal começou e o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) já agiliza as novas leis para 2012. Foi publicado no Diário Oficial da União, na última quarta-feira (23) a nova lei que vai obrigar o uso de placas refletivas nos veículos a partir de 2012, antes esse tipo de placa era apenas peça opcional. Segundo o Denatran ( Departamento Nacional de Transito), a nova regra foi estabelecida com o objetivo de prevenir acidentes em função da chuva, neblina e pouca luminosidade que desestabiliza a visão do motorista. As películas refletivas contidas nas placas ajudam o motorista a enxergar com maior eficácia e nitidez.

A nova lei não será aplicada a todos os carros, somente os motoristas que emplacarem seus carros a partir do dia 1º de janeiro de 2012 serão obrigados a obedecer a nova regra.  De acordo com o site Estadão, a nova lei foi alterada, portanto a nova legislação entrará em vigor a partir do dia 1° de abril de 2012.

Além da nova lei da placa refletiva os motoristas devem ficar atentos a outra lei, que obrigará os veículos de duas rodas utilizar placas maiores, assim os números que hoje são 42 mm passaram para 53 milímetros.

Siga @fisgo no Twitter e fique por dentro de todas as notícias do site ou acesse Fisgo.com.br.

Fontes: Carsale; Associação das Empresas Credenciadas; Estadão

Siga o @fisgo no Twitter e fique por dentro de todas as notícias do site ou acesse: Fisgo.com.br.

Este artigo foi publicado em Carros, Motos, Novidades e marcado , . Adicione em seus bookmarks o link permanente.

2 Responses to Atenção: placas refletivas serão obrigatórias

  1. MAURICIO disse:

    quer dizer que eu posso trafegar com meu veiculo, com a antiga placa, até a data do proximo emplacamento , sem precisar mudar para placa refletiva, ou ja sou obrigado a mudar de placa ?, isso serve somente para veiculos fabricados a partir de 2012 ou para todos?, meu emplacamento vence no mes 10 e ja sou obrigado a mudar de placa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>