Como comprar um imóvel de maneira correta?

Como comprar um imóvel de maneira correta?

Conseguir comprar um imóvel não é fácil. Quando conseguimos, nem sempre as coisas saem da forma que  planejamos e o que era para ser uma alegria acaba tornando-se uma “dor de cabeça”. Para evitar qualquer problema, e com o auxílio do presidente da SECOVI-SP (Sindicato de Habitação) João Crestana reunimos algumas dicas importantes para auxiliar o consumidor na hora de escolher e comprar um imóvel.

A primeira coisa é estabelecer um limite de quanto será gasto para a compra do imóvel. Em seguida comparar com a renda da família, para que o valor gasto não influencie de forma avassaladora as contas finais. Após o valor definido é hora de escolher o tipo de imóvel: usado? Novo? ou na planta? casa ou apartamento?de frente? fundos?ou lado?com varanda ou sem? Garagem? Quantas? Com ou sem área de lazer?Que bairro (s) deseja?

João ressalta que quem optar por condomínios deve lembrar sempre das taxas extras como: despesas referentes a divisão de contas coletivas.

Após a escolha do tipo de imóvel defina a melhor forma de pagamento. Verifique a opção de financiamento através de um banco ou diretamente com a construtora. Vale lembrar que para compra de imóveis o FGTS é liberado (Para eventuais dúvidas confira em quais casos o FGTS pode ser utilizado aqui). Pessoas que possuam bens que podem ser transformados em dinheiro e queiram aplicar no imóvel também é relevante. O mais importante é colocar todas as alternativas na ponta do lápis e optar pela que mais lhe favorecer e se encaixa melhor ao seu padrão de vida.

Com a forma de pagamento definida e a lista de imóveis que mais lhe agrada em mãos é hora de conferir se o que a propaganda diz é verdade. O indicado é visitar cada imóvel de manhã e à noite, e as principais características que devem ser avaliadas são: se o local é barulhento, quais os estabelecimentos comerciais e serviços disponíveis nas redondezas e a infraestrutura do bairro se condiz com o que você procura. Aproveite a tecnologia e utilize a internet ela te ajuda a procurar referências da imobiliária, construtora ou incorporadora.

Na compra de um imóvel usado uma dica importante é: tente excluir imóveis que são ofertados por muitas imobiliárias, procure exclusividade, isso pode lhe garantir um preço justo e mais barato. Um ponto muito importante é conhecer com quem está negociando, Crestana aconselha pesquisar e se informar sobre a reputação e o histórico da imobiliária, construtora ou incorporadora responsável pelo imóvel almejado. Peça cópia do registro da incorporação ao corretor antes de assinar qualquer contrato.

Segundo o presidente João Crestana é relevante consultar a Lei 4.591/64 destinada a condomínios e incorporações, se caso surgir ou persistir alguma dúvida consulte um advogado. Para compras de imóvel na planta ou em construção acompanhe os estágios das obras fazendo visitas frequentes, algumas empresas oferecem esse acompanhamento pela internet.

O presidente da Secovi-SP alerta para os cuidados que devem ser utilizados em relação aos contratos. A leitura das cláusulas deve ser realizada de maneira minuciosa. E qualquer coisa que estiver fora do acordo com o que deseja deve ser colocado em questão com o responsável pelo imóvel. Por último, porém não menos importante a entrega das chaves, após a liberação o comprador deve pagar o Imposto Sobre Trasmissão de Bens Imóveis (ITBI) á Prefeitura local e todas as taxas necessárias de registro no cartório. Portanto, se programar é a alma do negócio, e guarde reservas extras para arcar com eventuais despesas.

João Crestana lembra que após a liberação da chave é necessário registrar a escritura, mesmo que o imóvel tenha sido comprado sem financiamento e se caso alguma dúvida persistir Crestana indica a leitura interina do Manual do Proprietário que reúne as garantias e prazos legais para cada componente descrito.

Siga @fisgo no Twitter e fique por dentro de todas as notícias do site ou acesse Fisgo.com.br.

Fontes: Exames.com; A voz da Vitória

Siga o @fisgo no Twitter e fique por dentro de todas as notícias do site ou acesse: Fisgo.com.br.

Este artigo foi publicado em Imóveis e marcado , , . Adicione em seus bookmarks o link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>